O projeto “Menane Haliti Etnoturismo – Uma experiência Única e Exclusiva”, desenvolvido no município de Tangará da Serra, que contou com recursos de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), foi selecionado para concorrer ao Prêmio Nacional de Turismo 2023, promovido pelo Ministério do Turismo.
A edição do prêmio deste ano tem o tema "O turismo salvando vidas" e homenageia programas que contribuem para o crescimento e fortalecimento do turismo no Brasil, reconhecendo o setor como um dos mais importantes da nossa economia, com potencial para gerar emprego, renda e promover a sustentabilidade, além de inclusão social.
O programa Menane Haliti Etnoturismo consiste em roteiro turístico pelas terras indígenas de Tangará da Serra que possibilita ao turista contemplar a natureza, ter contato com culturas, costumes e tradições do povo Haliti-Paresi, passando por várias aldeias (Arara Azul, Katyalarekwa, Oreke e Serra Dourada), incluindo trilhas, banho de rio, flutuação/boia-cross, roda de histórias, oficina de artesanatos, jogos, canto e dança, grafismo indígena, ensinamento da língua Paresí.
Menane na língua materna do povo Haliti-Paresi significa “Eterno, imortal, que dura pra sempre”. O roteiro turístico é uma experiência de viagem única de profunda conexão com a natureza e imersão em comunidades tradicionais que transforma a maneira como o viajante se relaciona com o Brasil.
O projeto é resultado do trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria Adjunta de Turismo do Estado e o empenho do Deputado Estadual, Gilberto Cattani, autor de emenda no valor de R$ 326 mil para realização do projeto que promove o turismo de base comunitária em aldeias indígenas Haliti-Paresi.
“Sempre defendi que nossos irmãos indígenas tenham o direito de empreender dentro de seu território para assim serem independentes. Aqui em Mato Grosso, enquanto estiver deputado vou sempre trabalhar para fomentar o etnoturismo”, disse Cattani.