A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana assinou nesta sexta-feira (26) uma carta de anuência autorizando a criação de dois roteiros turísticos em dez aldeias indígenas dos povos Umutina/Balotiponé, em Barra do Bugres e do Povo Menane Haliti, em Tangará da Serra. O projeto de etnoturismo foi custeado com uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL).
O Plano de Visitação desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, prefeituras e Assembleia Legislativa foi aprovado após diversas visitas de técnicos da Funai de Cuiabá e de Brasília, que concluíram que as aldeias estão aptas para receber turistas de todo o Brasil.
Dentre as atividades desenvolvidas nos roteiros que devem começar a receber turistas ainda neste semestre estão à pesca esportiva, ecoturismo, turismo cultural e histórico, etnoturismo, trilhas, jogos, banho de rio e observação de aves.
Para Cattani, a aprovação dos roteiros garante um meio de subsistência para as aldeias, além de beneficiar a população com a possibilidade de conhecer de perto a tradição e cultura dos povos indígenas.
“É uma forma de garantir aos nossos irmãos indígenas uma fonte de renda e dignidade, além de privilegiar os turistas de Mato Grosso e do Brasil, que vão ter a oportunidade de conhecer de perto estes lugares que são uns dos mais bonitos do nosso país”, disse o deputado.