18 Oct
18Oct

A Assembleia Legislativa aprovou em primeiro turno na sessão desta quarta-feira (18), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que inclui surdoatletas no Programa Olimpus, que concede auxílio a esportistas de Mato Grosso.

A proposta de Cattani insere os surdoatletas ao programa criado pelo Estado, que já beneficia atletas, paratletas, atletas-guia e técnicos com uma bolsa e premiação por desempenho.

“Trata-se de reconhecer a importância deste desportista e, por conseguinte, elevar para igualar a dignidade perante os demais atletas. Hoje, a comunidade surdoatleta se sente inferior, posto que não faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e nem do Comitê Paralimpico Brasileiro (CPB), e tais Comitês não asseguram direitos desportivos aos surdoatletas”, explicou Cattani.

O projeto, que recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto no mês de agosto, também inclui como critério para beneficiários, ter participado de competições reconhecidas pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Lançado em 2020 pelo Governo de Mato Grosso, o Projeto Olimpus é um programa financeiro que fornece bolsa para atletas, com o objetivo de promover o desenvolvimento do esporte no Estado.  

O texto seguirá agora para a Comissão de Constituição e Justiça da ALMT e precisará passar por uma segunda votação em plenário, antes de ir para sanção do governador Mauro Mendes (União).

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.